Trabalhar na empresa ou “de casa”? Na Atlas, você escolhe

Publicado por Atlas Technologies em

Não é novidade para ninguém que a pandemia provocada pela Covid-19 revolucionou a forma de trabalhar da grande maioria das pessoas. Aliás, tudo mudou. É como se houvesse uma vida antes e outra pós Covid. Porém, em meio a um cenário de tristeza e apreensão, há de se concordar que algumas importantes mudanças vieram para melhorar a vida de muita gente.

Uma delas, sem dúvidas, foi o chamado “home office” – ou trabalho remoto, “de casa” etc. Inúmeros escritórios e empresas que, antes, exigiam a presença dos seus funcionários diariamente, hoje fornecem o trabalho presencial como opção. Há, ainda, aqueles que podem optar por trabalhar alguns dias na sede e outros no lugar que julgarem melhor – a chamada modalidade híbrida de trabalho. 

Na Atlas, o trabalho presencial não é obrigatório. A empresa acredita que poder optar por trabalhar em casa ou na sede traz uma série de benefícios aos seus colaboradores, que podem ficar livres para escolher o melhor lugar para desempenhar as suas atividades. E o resultado não poderia ser outro: pessoas que trabalham onde se sentem melhor aumentam ainda mais a sua produtividade. Ou seja – é bom para a empresa e é bom para o funcionário. 

Atlasianos(as) que trabalham ao redor do Brasil

É a liberdade de escolha que traz mais vantagens

Atualmente, a cultura de trabalho empregada pela Atlas é a remote-first. Esse termo é utilizado pelas empresas que optam pelo trabalho remoto, mas mantêm uma sede ou escritório para receberem aqueles que preferem seguir no trabalho presencial. Ou seja: trabalhar presencialmente, na Atlas, é uma opção fornecida aos seus colaboradores. Quem preferir, pode trabalhar em casa – ou onde bem entender.

Essa possibilidade, sem dúvidas, traz vantagens tanto aos funcionários quanto à própria empresa. Isso porque, quando as pessoas têm liberdade para trabalhar onde se sentem melhor, isso certamente acarreta em maior rendimento na sua produtividade – o que, consequentemente, traz mais ganhos para a empresa.  É o famoso “uma mão lava a outra” posto em prática. 

Dentre as principais vantagens da cultura remote-first adotada pela Atlas, algumas merecem destaque. São elas:

Flexibilidade (principalmente quando se opta pelo trabalho remoto)

A flexibilidade é o ponto forte do home office. Um dos maiores benefícios dessa modalidade é a liberdade de definir a sua rotina de trabalho. Quando os funcionários optam pelo home office, geralmente as empresas não estipulam um horário fixo para começar a jornada. O que é preciso é que o funcionário cumpra a sua carga-horária todos os dias, independente de quando ela começa. 

Maior rendimento

Sem dúvidas, quando a gente se conhece e sabe quais os horários e locais que costumamos render melhor, o trabalho se torna mais fácil e prazeroso. Por isso que essa liberdade que a Atlas oferece aos seus colaboradores, de escolherem o local de trabalho, é sinônimo de melhor desempenho e rendimento.

Aliás, escolher o momento mais adequado do dia para trabalhar afasta o caráter mais “mecanizado” que o trabalho presencial costuma adotar, em que todos começam e terminam na mesma hora, independente das individualidades de cada colaborador. Por isso, quando a empresa fornece essa liberdade de escolha aos funcionários, o resultado tende a ser infinitamente melhor.

Comodidade

Já pensou poder trabalhar abafado na cama, naqueles dias frios, em que ninguém quer sair debaixo das cobertas? Ou, ainda, trabalhar ao ar livre, aproveitando os dias de sol? Quando o funcionário pode escolher trabalhar em casa, isso é possível – e é outro fator que pode ser determinante para o rendimento dos colaboradores. Mas, lembre-se: seja onde for trabalhar, confira se você terá acesso a todos os materiais necessários (como internet, computador etc.)

Trabalhar presencialmente também tem seu valor

Você conferiu algumas vantagens que aqueles que optam por trabalhar principalmente em casa costumam desfrutar. Mas não se engane: trabalhar na sede da empresa também pode ser vantajoso para muitas pessoas. 

Sempre haverá quem prefira sair de casa para trabalhar. Tem muita gente que simplesmente não consegue render absolutamente nada em casa. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, que vão desde a falta de estrutura adequada até a falta de motivação suficiente. E, como dizem por aí, “tá tudo bem”.

É por isso que a Atlas, sabendo que existem públicos para todos os gostos, fornece aos seus colaboradores a possibilidade de escolha.


2 comentários

Max Rodrigues · 04/08/2022 às 11:17

O trabalho remoto é um caminho sem volta, rs. Existem com toda certeza mais benefícios que malefícios quando uma pessoa sabe fazer o gerenciamento do seu tempo e dos recursos que tem a volta.

Mas na minha opinião, a beleza do presencial está nos laços que podem ser criados mais facilmente.

    Atlas Technologies · 05/08/2022 às 15:50

    Ótimo comentário, Max! Um dos grandes desafios sempre foi trazer esse laço especial do presencial ao trabalho remoto.
    Na Atlas, desde o início do “Remote First”, levamos o melhor das experiências presenciais nas integrações com comida garantida, jogos, dinâmicas e no trabalho em si junto a ferramentas, como Discord, que propiciam um contato mais aproximado.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *