Quality Assurance (QA): entenda a importância de testar

Publicado por Atlas Technologies em

É indiscutível que a qualidade de um produto ou serviço é fundamental para uma empresa, certo? Afinal, a imagem da marca, a satisfação do cliente, as oportunidades de negócios e a credibilidade da companhia é que está em jogo. E é por isso que o Quality Assurance é tão importante.

O Quality Assurance, ou a garantia de qualidade, que é um processo dentro do desenvolvimento, se refere ao profissional ou área que irá garantir que um produto ou serviço está sendo oferecido da melhor forma possível. E essa garantia, é claro, deverá ser assegurada por meio de testes.

Esses testes são divididos em três grandes grupos os testes unitários, os testes de integração e os testes de experiência do usuário. 

Os Testes em Front-end: teste unitário e teste de integração

Os testes unitários, por serem mais baratos, costumam ser realizados em maior quantidade. Nesse tipo de teste, pequenas partes de um código são testadas independentemente das outras. É por isso que, aqui, um termo bastante utilizado é componentes. Ocorre que componentes são partes de um software que possuem funcionalidades que independem de outras partes e, por isso, podem ser testadas separadamente.

Porém, quando esses componentes são unidos, e formam um sistema, poderá ser necessário realizar um outro tipo de teste: o teste de integração. Esse teste analisará se as partes do seu código estão funcionando bem em conjunto – analisar o todo, portanto.

Vamos a um exemplo? Digamos que o objetivo seja testar uma página de login que está apresentando algum tipo de erro. Para testar os campos de login e senha separadamente, será necessário realizar o teste unitário. Mas, nesse caso, os dados fornecidos precisam ter ligação entre si, login compatível com senha, poderá ser fundamental realizar o teste de integração. 

Testes em Back-end e em aplicações mobile

Embora testar apenas no Front-end seja mais fácil, já que é possível interagir com interface gráfica, realizar testes em Back-end também é fundamental para maior segurança do resultado. Basicamente, o teste de Back-end é executado na interface do usuário do aplicativo e no banco de dados.

Por essa razão, é necessário um bom entendimento sobre a linguagem utilizada, os objetivos da aplicação e as ferramentas de desenvolvimento. Dessa forma, aliando o Front-end com o Back-end, a chance de algo passar despercebido diminui significativamente.

Agora, quando o assunto é mobile, outra gama de testes também se torna essencial a fim de se evitar falhas. E os procedimentos desenvolvidos são distintos daqueles que utilizamos com a web, pois há diferentes configurações de hardware para serem utilizadas. 

Para mobile, há uma infinidade de testes que podem ser realizados. Só para citar alguns, temos: o teste de compatibilidade (que evita a famosa lentidão de um aplicativo), o teste de conectividade (que observa como o app funciona quando está conectado à internet e quando não está) e o teste de performance (que avalia o uso do processador, da memória e da bateria quando o aplicativo está em uso).

Aplicar o Quality Assurance dever ser pré-requisito para o mercado atual

O avanço da tecnologia, e o seu facilitado acesso, além de trazer constante novidade e praticidade para o dia a dia das pessoas, também tornou os consumidores mais seletivos e exigentes. Só para se ter uma ideia do quanto isso é verdade, hoje em dia, o usuário baixa um aplicativo em seu dispositivo eletrônico, testa e, na medida em que não fica completamente satisfeito, deleta e instala outro aplicativo concorrente.

Com isso, não é apenas uma adesão de um novo usuário que é perdida. Um app de baixa qualidade coloca em risco a reputação de toda a marca e pode gerar enormes prejuízos a uma empresa. E, definitivamente, não vale a pena correr esse risco, não é mesmo? É por isso que aplicar o Quality Assurance serve justamente para evitar que isso aconteça. Quanto mais testado for um produto, menores as chances de ele ser rejeitado pelos seus usuários. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *