Projeto Verão 2023: equilibrando corpo e mente de maneira saudável

Publicado por Atlas Technologies em

Sem dúvidas, o verão é a época do ano em que costumamos dar mais importância à prática de exercícios físicos e à manutenção de hábitos saudáveis, já que o objetivo de muitos é ficar mais o em forma possível. E há algo de errado nisso? Não exatamente.

O que acontece é que, na verdade, essa preocupação com a forma física e com um estilo de vida mais saudável deveria ser latente o ano todo. Afinal, não é apenas no verão que precisamos priorizar a nossa saúde, justamente porque essas questões vão além da aparência. Hábitos saudáveis trazem melhorias em vários aspectos da nossa vida, não apenas no físico.

Além disso, é muito importante ressaltar que não é somente nosso corpo que precisa de cuidado: nossa mente também merece especial atenção. Afinal, se a cabeça não estiver bem, nada mais funcionará plenamente. É como bem diz o velho ditado “mente sã, corpo são” – e buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma escolha para viver com qualidade.

Por isso, para incentivar você a começar 2023 com foco total na saúde e no autocuidado, vamos dar algumas dicas de como esse processo pode ser mais simples do que se imagina – e você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Cuide da sua alimentação

Esse é o primeiro passo para levar uma vida mais saudável. É importante priorizar os alimentos mais nutritivos e, de preferência, maneirar no consumo de açúcar e industrializados. E não tem muito mistério quanto a isso; basta comer “comida de verdade” – o bom e velho arroz com feijão, carnes, legumes, frutas etc.  

Claro que tudo isso deve ser adequado ao seu paladar, mas o mais importante é lembrar que quanto mais natural for a alimentação, melhor. 

Ah, e uma dica importante: beber (muita) água é fundamental para a saúde e funcionamento do nosso corpo.  De maneira geral, especialistas recomendam que adultos bebam em média 2 litros de água por dia. Mas, como isso pode ser bem difícil para quem não tem esse hábito, é válido começar aos poucos, estabelecendo metas menores até atingir a quantidade ideal. 

Deixar uma garrafinha sempre por perto ou até mesmo estipular horários para beber água também são maneiras de reforçar o hábito.

Pratique exercícios físicos

Faz bem para o corpo e para a mente. Exercício físico é um aliado indispensável para quem quer levar uma vida mais saudável. Aqui, o importante é se mexer, e, para isso, é válido qualquer atividade física: caminhada, corrida, musculação, bicicleta, dança etc.  

Buscar o exercício que proporcione mais prazer em realizar é um dos segredos para manter uma constância e não desistir logo nas primeiras investidas. E não pense que você precisa dedicar muito tempo do seu dia para praticar alguma atividade.

Para você ter uma ideia, um trabalho publicado no European Heart Journal, que pesquisou a importância da intensidade dos exercícios físicos, concluiu que 15 minutos por semana de exercício de alta intensidade ajuda a reduzir em até 18% a mortalidade por câncer. Isso mesmo: 15 minutos por semana – o que dá em torno de 2 a 3 minutos por dia.

É claro que, nesse caso, o ideal é você buscar por profissionais da educação física para auxiliar na prática. Afinal, é preciso manter todos os cuidados necessários para não correr nenhum risco e realizar as atividades adequadas para cada pessoa. 

Quem tem o hábito de se exercitar com frequência certamente concorda com a frase “quando o corpo cansa, a mente descansa”. E, principalmente para aqueles que trabalham em home office, isso é fundamental.

Afinal, quem trabalha em casa pode acabar perdendo alguns hábitos (sair, se exercitar etc.) e se acomodando ao dia-a-dia da rotina mais caseira. Mas o esforço para sair da inércia é necessário e, sem dúvidas, traz inúmeras recompensas.

Priorize sua saúde mental

Como já foi dito, não tem como desassociar corpo e mente. Está tudo interligado. Cuidar da saúde mental é fundamental para quem busca qualidade de vida e prevenção de doenças.

Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para praticar o autocuidado, voltando o seu olhar para si mesmo e para suas questões internas. Meditar, praticar Yoga, fazer terapia são movimentos que podem ajudar muito nesse processo.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que construir o seu bem-estar social é fundamental (cuidando do corpo, mente, emoções, autoestima etc.), mas jamais se prenda aos padrões da sociedade. 

Todas as questões relacionadas à nossa saúde sempre devem ser colocadas em primeiro lugar, mas é preciso ter cuidado para não dar espaço para frustrações. Não precisamos almejar um corpo de capa de revista e nem radicalizar na alimentação. Tudo deve ser adaptado à nossa realidade, aos nossos gostos e condições e, claro, ao nosso bem-estar. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *