Profissão Programador e sua peculiar data comemorativa

Publicado por Atlas Technologies em

Você já deve ter escutado que programador é uma das profissões do futuro, não é mesmo? Afinal, esse é um profissional essencial para o desenvolvimento das empresas, principalmente nessa “era” de grandes transformações digitais, em que, para obter sucesso em qualquer negócio, é fundamental acompanhar a tecnologia. 

Mas você sabe o que faz um programador? 

Esse profissional é responsável por organizar códigos e linguagens de programação dentro da Tecnologia da Informação (TI). O programador, portanto, cria, desenvolve e mantém diferentes tipos de softwares, seja para sistemas mais amplos ou para uso em computadores pessoais. 

Logo, se você consegue enviar e-mails, pedir comida por aplicativo e criar perfis em redes sociais, por exemplo, tudo isso acontece graças aos programadores e suas inúmeras sequências de comandos desenvolvidas.  Por isso, esses profissionais podem atuar em todos os tipos de empresas, desde startups até grandes corporações.   

Por serem tão importantes para o desenvolvimento e crescimento da nossa sociedade, os programadores contam com uma data especial para comemorar o seu dia e, claro, essa data também é “friamente calculada”.

Dia Do Programador: o 256º dia do ano

O dia do Programador é comemorado no 256º dia do ano – data, geralmente, marcada pelo dia 13 de setembro de cada ano (ou 12, quando o ano é bissexto). Mas a data não foi escolhida de maneira aleatória, muito pelo contrário, há um significado exato por trás dela, e esse significado tem a ver com o número 256.

Em primeiro lugar, 256 é considerado um dos números mais conhecidos pelos programadores, pois ele é um número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Além disso, 256 é o resultado da oitava potência do número dois, que é a maior potência de 2 abaixo de 365 (o total de dias de um ano). 

É muito cálculo e perícia para escolher uma data comemorativa, não é mesmo? O legal é que a data tem realmente um significado para esses profissionais que comemoram, todos os anos, a importância dessa profissão cada vez mais em ascensão no mercado de trabalho.

Programador Front-End, Beck-End e QA – o que fazem?

Dentre as diversas áreas da programação, merecem destaque a Back-end e a Front-end. O programador Front-end é aquele que tem contato direto com o usuário, como sites e produtos digitais. O profissional dessa área programa a interação dos botões, telas e formulários com o usuário, ou seja, a parte visual de sites e aplicativos, tudo aquilo que o usuário vê. Aqui, os principais códigos usados são HTML, CSS e JavaScript. 

Já o programador da área Back-end é focado nos bastidores da programação, fica “atrás”, respondendo cada um dos pedidos dos usuários. Esse programador trabalha com a lógica de programação que será aplicada para que servidor e interface se conectem de maneira eficiente. Ele não tem contato direto com o design e layout de páginas, mas sim com códigos e linguagens de programação mais estruturais. 

Por outro lado, o Analista de Qualidade (Quality Assurance – QA) tem o papel de analisar os processos de desenvolvimento. Esse profissional é capaz de garantir o funcionamento correto dos programas, além de revisar os pré-requisitos dos softwares. 

Tem oportunidade para programador na Atlas!

Fique atento às vagas disponíveis no setor de Desenvolvimento da Atlas. Se você é programador Back-end (Pleno/Sênior) ou QA (Júnior), a empresa está com vaga aberta, para a modalidade home office. Para a área de QA (Júnior), também temos vaga aberta destinada a pessoas negras – lembrando que a Atlas acredita que a inclusão racial é um dos pilares fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária.

Seu currículo pode ser enviado pelo próprio site da empresa. A jornada de seleção conta com 3 etapas principais: entrevista com o recrutador, entrevista técnica e duas semanas (remuneradas) de ambientação, capacitação e avaliação.  

Vem ser Atlas!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *