5 Pessoas Trans inspiradoras no mundo da Tecnologia

Publicado por Atlas Technologies em

Desde 2004, no dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. A data teve seu marco quando pessoas trans e travestis foram a Brasília pela primeira vez, em ato organizado especificamente para tal, lançar a campanha Travesti e Respeito, no Congresso Nacional.

A data, sem dúvidas, é muito significativa para a luta de travestis e de transexuais por direitos, pelo reconhecimento de suas pautas e, claro, de suas identidades.

Para dar ainda mais voz e visibilidade a essa importante causa, vamos apresentar 5 nomes de extrema relevância no cenário tecnológico atual. São pessoas trans que alcançaram posição de sucesso desempenhando o seu trabalho. 

E mais do que isso: elas ajudam e impulsionam outras pessoas a seguirem os seus passos, abrindo portas e facilitando o ingresso no mercado de trabalho para uma grande parcela da população que ainda é marginalizada pela sociedade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas pessoas incríveis?

1- Márcia Rocha – Transempregos

Márcia Rocha, de 56 anos, foi a primeira advogada transexual a ter o direito de usar o nome social na carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas não é “só isso”. Com o intuito de ajudar outras pessoas trans a ingressarem no mercado de trabalho, Márcia criou a TransEmpregos, o maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas Trans do Brasil. 

A plataforma recebe milhares de currículos e acessos, promovendo e auxiliando contratações de pessoas trans nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Os usuários também podem se inscrever em cursos de formação e atividades. Para as empresas parceiras, ainda é possível anunciar vagas e ter acesso a conteúdos exclusivos para implementação e aperfeiçoamento dos seus processos de inclusão. 

2- Maite Schneider – Cofundadora TransEmpregos

Ainda falando da mesma empresa, não podemos deixar de mencionar sua cofundadora Maite. Em 1997, ela criou o casadamaite.com, que nada mais é do que maior e mais antigo portal sobre diversidade no Brasil (para se ter uma ideia, o site conta com mais de 30 mil visitantes por dia). Maite também trabalha como consultora em diversas multinacionais, com foco em conscientizar e sensibilizar, principalmente os gestores e executivos, sobre a importância da diversidade e da inclusão profissional para as suas empresas.

3- Noah Scheffel – Educa TRANSforma

Noah é o primeiro homem trans a ser Influenciador no LinkedIn. Ele é fundador e CEO do Educa TRANSforma, maior agente nacional de capacitação gratuita e de consultoria em empregabilidade para pessoas transgênero em tecnologia e inovação.

Desde muito jovem atuando na área de TI, trabalhou por mais de 15 anos como coordenador de tecnologia, buscando inovação por meio da diversidade e desenvolvendo produtos e serviços representativos para a sociedade.

4- Vitor Martins – Creator LinkedIn

Psicóloga, mulher transsexual e negra, Vitor Martins, de 29 anos, é reconhecida pela Forbes como um dos principais perfis empreendedores e inovadores da comunidade LGBTQIA+. Ela atua com consultoria de diversidade e inclusão para empresas.

A proposta do negócio é a construção de ambientes mais diversos em empresas privadas, conscientizando e instrumentalizando gestores e RH’s para práticas mais inclusivas.

Vitor também desempenha expressiva influência no LinkedIn, produzindo e compartilhando conteúdos para alcançar cada vez mais visibilidade, não para si, mas para a importante causa que abraça. 

5- Gabriela Augusto – Especialista em Diversidade e Inclusão

Advogada trans que entrou para a lista Forbes Under 30 (que destaca pessoas relevantes no mercado de trabalho com menos de 30 anos), Gabriela é diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, cujo principal objetivo é ajudar outras organizações a se tornarem mais inclusivas. Por meio da sua empresa, Gabriela desenvolveu e implementou projetos relacionados à diversidade em organizações como Cyrela, Kraft-Heinz e Arcor.

Sem dúvidas, esses 5 nomes servem de inspiração para tantas pessoas que também almejam conquistar reconhecimento profissional sem precisar abrir mão do seu bem mais precioso: a sua identidade. 

Aqui na Atlas temos por valores basilares a boa comunicação, respeito, humildade e a busca por melhoria contínua e é exatamente por isso que entendemos o quão necessário é o nosso papel na luta para valorizar e legitimar verdadeiramente as demandas da comunidade trans.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *