Outubro Rosa – A Tecnologia como importante aliada à saúde feminina

Publicado por Atlas Technologies em

Outubro é o mês dedicado à campanhas de visibilidade de um assunto muito importante para o público feminino: o combate ao câncer de mama. Repetida anualmente, a data tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com o objetivo de contribuir para a redução da sua mortalidade.

Como a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores maneiras de evitar o câncer de mama, bem como as suas complicações, o autoexame se torna um essencial aliado às mulheres.

“Se tocar” nunca foi tão importante. E, tendo a dimensão dessa importância, a tecnologia vem atuando cada vez mais como aliada ao autocuidado. 

Para você ter uma ideia, já existem mecanismos tecnológicos que podem ser utilizados como facilitadores no momento de realizar o autoexame – e inclusive no processo de tratamento da doença. E tudo isso visa trazer ainda mais praticidade, segurança e acolhimento a essas mulheres.

A importância do autoexame para um diagnóstico precoce

É indiscutível que, quanto mais cedo for detectado, maiores serão as chances de cura do câncer. Aliás, é o diagnóstico tardio o principal responsável por grande parte das mortes causadas pela doença. 

É por isso que o autoexame é tão importante. Embora ele não seja considerado um exame preventivo contra o câncer, tampouco permita fazer qualquer tipo de diagnóstico, o autoexame auxilia para que as mulheres conheçam melhor o próprio corpo, permitindo que estejam atentas a possíveis alterações que venham a surgir na mama e, imediatamente, buscar por ajuda médica.

O autoexame pode ser realizado em três etapas distintas: de pé, em frente a um espelho e deitada. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Embora a presença de pequenos nódulos possa não significar nenhum risco, sempre que forem percebidos, é preciso investigar a sua causa. Além disso, é importante prestar atenção para os casos em que houver alteração na pele da mama, aumento de um dos seios e vermelhidão ou alteração de cor. 

Tecnologia como uma aliada na luta contra o câncer de mama

A partir de agora, você vai conferir alguns mecanismos tecnológicos que podem ser importantes aliados das mulheres para o combate ao câncer de mama, bem como para passar pela doença com mais conforto e praticidade.

Vamos começar pelo app Breast Check Now. Esse aplicativo é bastante útil para a realização do autoexame, já que ele ajuda a criar o hábito de verificar os seios regularmente. Isso porque o app envia lembretes para que o autoexame seja praticado. 

Com o app, também é possível escrever notas após cada verificação para ajudar a conhecer os seios, observando o que está dentro da normalidade e os possíveis sinais de alerta. O “lado ruim” é que o aplicativo está em inglês, embora a linguagem seja bastante simples e de fácil compreensão.

Outro destaque tecnológico vai para o site Breast Cancer Now. Trata-se de um tipo de instituição de caridade para o tratamento de câncer de mama, que presta apoio, informação e ajuda a pacientes em todo o mundo. Pelo site, as pessoas também podem fazer suas doações para contribuir com a causa.

Também é importante falar sobre o aplicativo – dessa vez brasileiro – Wecancer. O app funciona como um tipo de suporte e acompanhamento para pacientes oncológicos. Com ele, é possível receber atendimento e tirar dúvidas com enfermeiros e profissionais da área, como psicólogos e nutricionistas, via chat de conversação. O aplicativo também permite uma série de outras funcionalidades, como o registro de sintomas e lembretes para horários de remédios e outros compromissos com a saúde.

E então, o que você achou desses mecanismos?  É importante considerar que nenhuma mulher precisa (e nem deve) travar a batalha contra o câncer de mama sozinha. Por isso, em caso de falta de apoio e suporte físico, vale lembrar que ainda haverá alterativa aliada à tecnologia para passar por esse processo de uma maneira mais leve e tranquila.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *