Organização financeira para um ano novo com mais dinheiro no bolso – e mais sonhos realizados

Publicado por Atlas Technologies em

Toda virada de ano é a mesma história: fazemos promessas e simpatias, vestimos pelo menos alguma peça de roupa amarela e todas as demais mandingas para atrair dinheiro que, claro, nunca é demais. O problema é que, infelizmente, dinheiro não cai do céu. Somos nós que precisamos correr atrás para conquistá-lo e, mais do que isso, administrá-lo para sempre termos uma necessária reserva.

E é por isso que o final de ano é um bom momento para fazermos uma retrospectiva da nossa vida financeira, levantando pontos positivos e negativos, como forma de melhorar ainda mais esse importante aspecto da nossa vida para o ano que se inicia.

Hoje, vamos conferir algumas dicas básicas de organização do seu dinheiro para começar 2023 com ainda mais maturidade com as suas finanças. Esse é o caminho para começar a conquistar os seus maiores objetivos de compra e de vida. 

Tenha todos os seus gatos na ponta do lápis

Uma das formas mais eficazes de avaliar nossas finanças é tendo todos, absolutamente todos os gastos anotados, desde uma simples compra no supermercado até um investimento mais caro. Quando a gente visualiza nossas despesas, fica mais fácil saber onde e com o que estamos gastando; o que pode ser economizado e o que é realmente importante manter.

As contas fixas também precisam ser anotadas (água, luz, internet, aluguel, eventuais parcelas etc.), bem como os seus ganhos e rendimentos. Aliás, são as contas fixas que você deve priorizar o pagamento assim que receber o seu salário. Dessa forma, você saberá o que realmente sobra do seu dinheiro para os demais investimentos. 

Todo esse controle de orçamento pode ficar ainda mais fácil e prático com a ajuda de aplicativos, tais como Guia Bolso, Minhas Economias, Money Lover, Mobills, Organizze, entre outros. Todos eles auxiliam a organizar melhor o seu dinheiro com base no que você ganha e com as suas despesas mensais. Vale a pena dar uma conferida! 

Avalie seus gastos do ano que passou e procure quitar as suas dívidas

Ao olhar para sua vida financeira do ano que passou, tente fazer um exercício sincero de qual foi o aproveitamento real do seu dinheiro. Você gastou com coisas úteis ou mais supérfluas?

Veja, se você tem o objetivo de, por exemplo, comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem, é preciso levar em consideração o quanto do seu dinheiro você deposita em coisas menos urgentes e que podem ser economizadas para ajudar na conquista desses objetivos.

Com organização e um senso maior de urgência, você consegue juntar dinheiro para dar início à realização dos seus sonhos de consumo. Mas, para isso, é importante, antes, quitar todas as suas dívidas. Afinal, começar um novo investimento com pendências do passado pode fazer tudo virar uma bola de neve difícil de controlar.

Pense em alternativas para ganhar mais dinheiro

Não há como negar que, atualmente, podemos considerar que está “mais fácil ganhar dinheiro”. Se você trabalha em home office, então, já conseguiu perceber que é possível conquistá-lo sem sequer sair de casa. O novo modelo de trabalho de milhares de brasileiros abriu mais portas, possibilitando oportunidades que, antes, nem eram cogitadas.

Hoje em dia, um celular, um computador e uma conexão com a internet bastam para ganhar dinheiro. É claro que, para isso, você também precisa desenvolver as suas habilidades para se encaixar nas oportunidades que aparecerem. Nesse caso, investir em cursos online é uma excelente alternativa (há muitos que são gratuitos, inclusive) para aprimorar o seu currículo nesse meio.

Além de empresas que contratam funcionários seguindo o modelo 100% home office (ou seja, você pode trabalhar em qualquer lugar do Brasil), também é possível encontrar bons freelas para garantir uma renda extra no final do mês.

Tudo isso, sem dúvidas, vai contribuir para a sua saúde financeira, para que você possa começar 2023 com mais dinheiro no bolso, tirando os seus sonhos do plano das ideias para colocá-los em prática.  


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *