5 mulheres na tecnologia que você precisa conhecer

Publicado por Atlas Technologies em

Ainda hoje, as profissões relacionadas à área de tecnologia são majoritariamente desempenhadas pela ala masculina da população. E, embora ainda seja preciso muito progresso para que o número de mulheres na TI seja equiparado ao de homens, o cenário atual já mostra muitas mulheres dominando a área – e com muita competência. 

Atualmente, já conseguimos ver com mais frequência mulheres programando softwares, trabalhando com a segurança da informação e gerenciando arquiteturas de rede. Mais do que isso: elas estão ocupando importantes cargos de liderança. 

Para você ter uma ideia do alto gabarito feminino na área, selecionamos 5 importantes nomes de mulheres da tecnologia. Elas, sem dúvida, servem de exemplo e inspiração para todas as demais que estão procurando conquistar seu espaço nesse mercado ainda tão desigual. 

Cynthia Zanoni

Gaúcha de 30 anos, Cynthia Zanoni é um dos principais nomes femininos da atualidade quanto o assunto é tecnologia. Ela criou, em 2015, uma entidade sem fins lucrativos chamada WoMakersCode – que hoje, nada mais é do que a maior comunidade de mulheres na tecnologia da América Latina. 

A entidade cumpre com o objetivo de tornar a carreira da tecnologia acessível a todas as mulheres, por meio da oferta de cursos gratuitos voltados à área. Atualmente, Cynthia também trabalha na Microsoft, e segue inspirando e capacitando mulheres na tecnologia.

Lisiane Lemos

Mais uma gaúcha que compõe o time de gabarito de mulheres na tecnologia. Lisiane, sem dúvidas, tem um currículo de tirar o fôlego. Só para você ter uma ideia, ela já foi reconhecida pela Forbes Under 30, Conselheira da ONU, e selecionada como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo na área de negócios e empreendedorismo. É de tirar o chapéu! Mas, não para por aqui!

Lisiane é professora de MBA na PUCRS (em Porto Alegre) e gerente de desenvolvimento de Agências do Google. Seu currículo ainda é bem mais extenso do que isso, mas só até aqui já dá para ter uma noção da influência (e do poder) dessa mulher no meio da tecnologia, não é mesmo?

Rafa Ballerini

Outra girlpower na área de tecnologia que merece destaque é a jovem catarinense Rafaella Ballerini. Ela é desenvolvedora de software e criadora de conteúdo de programação e tecnologia. E se “é influência que você quer”, em seu canal no YouTube Rafa já tem mais de 180 mil inscritos, além de mais de 100 mil pessoas que a acompanham pelo Instagram. 

Rafa também é fundadora de uma comunidade com mais de 30 mil membros: a Comunidade Ballerini – onde há troca de conhecimentos sobre as diferentes áreas da programação, espaço para tirar dúvidas e desenvolver networking. 

Kizzy Terra

E tem mais gaúcha dominando com maestria a área de TI! Natural de Porto Alegre e formada em Engenharia da Computação, Kizzy Terra é Cientista de Dados, fundadora da ALFORRIAH e co-criadora do canal Programação Dinâmica, no YouTube (que já conta com mais de 2 milhões de visualizações em seus vídeos).

Como a própria Kizzy menciona, a ALFORRIAH é um programa de mentoria e capacitação em inteligência artificial humanizada. Seu principal objetivo é proporcionar que uma parcela plural e diversa da população possa construir um futuro digital mais justo e com mais oportunidade para todos. 

Nina Talks

Para encerrar com chave de ouro o “top 5” de mulheres influentes na tecnologia, não poderíamos deixar de fora a carioca Nina Talks. De desenvolvedora, Nina migrou para UX Design, profissão que cuida da experiência do usuário em soluções tecnológicas. 

Nina já foi reconhecida cinco vezes no desafio Swift Student Challenge, criado pela Apple, e foi coroada com o título de Jovem Aspirante (jovem mesmo, porque ela tem apenas 25 anos) na premiação Women In Tech Brazil. No seu perfil do Instagram, Nina já conta com mais de 100 mil seguidores. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *