Inovações tecnológicas curiosas na Copa do Mundo do Catar

Publicado por Atlas Technologies em

Sediada em um dos países árabes do oriente médio mais ricos do mundo, não poderia ser diferente: a Copa do Mundo de 2022 surpreendeu a todos com suas inovações tecnológicas. Estádio desmontável, tecnologia de resfriamento avançada e drones para reforço da segurança são exemplos que chamaram a atenção de todos aqueles felizardos que conseguiram acompanhar esse legítimo espetáculo de perto.

Há quem aposte que as inovações trazidas para o esporte nessa Copa vieram para ficar e mudar o futuro do futebol para sempre. Mas, enquanto muitos de nós apenas conseguimos acompanhar todos esses avanços tecnológicos à distância, hoje vamos mostrar mais detalhes sobre as novidades surpreendentes da Copa do Mundo de 2022.

Inovação de resfriamento

Localizado no Oriente Médio, o Catar, por ser um país de clima desértico, tem um clima majoritariamente quente e seco. No auge do calor, as temperaturas podem atingir e ultrapassar facilmente os 40ºC. Por esse motivo, os estádios foram pensados e planejados com uma tecnologia de resfriamento avançada.

Para se ter uma ideia, um centro de energia localizado próximo aos estádios, quando acionado, leva água fresca para os canos instalados em diversos pontos dos campos de futebol. Quando a água é acionada, um ar gelado é simultaneamente direcionado ao campo e arquibancadas, diminuindo a temperatura e mantendo todos que estão dentro dos estádios refrescados.

Inteligência Artificial/IoT – Cidade inteligente

Um marco histórico dessa Copa do Mundo é que, pela primeira vez, a FIFA está usando um sistema semiautomático envolvendo inteligência artificial (IA) para marcar impedimentos.  Para isso, no teto dos estádios, 12 câmeras são instaladas, contendo o recurso de machine learning para filmar e rastrear até 29 pontos dos corpos dos jogadores durante toda a partida. 

Além disso, a Copa do Catar também se aliou à Internet das Coisas (IoT), que é capaz de conectar qualquer objeto à rede. Embora essa não seja exatamente uma novidade no mundo esportivo – já que há, por exemplo, relógios ou pulseiras que marcam batimentos cardíacos e transferem os dados para um aplicativo, dessa vez, a tecnologia IoT foi aproveitada até em tecidos, mais especificamente, nas camisetas dos jogadores.

Camisetas/Uniformes inteligentes

Utilizando o sistema IoT, os uniformes dos jogadores têm instalados em suas camisetas micro sensores. Com eles, a roupa poderá identificar a temperatura do corpo, o nível de estresse dos jogadores, hidratação, respiração e outros sinais vitais importantes.

Drones para segurança – e para espetáculo de luzes

Os drones já são amplamente utilizados em vários lugares do mundo para as mais diversas funcionalidades (até para pulverizar lavouras). Na Copa do Catar, não seria diferente. Além de serem utilizados para reforçar a segurança do evento, voando a uma distância de 1,5 km acima dos estádios, transmitindo imagens em tempo real, os drones também deram um show à parte.

Pouco antes da abertura da Copa, a cidade de Doha, capital do Catar, foi surpreendida por um show aéreo de luzes, todas elas emitidas por drones. Alinhados no céu, eles formaram uma imagem que remetia ao cobiçado troféu da competição.

Estádio desmontável

É isso mesmo que você leu. Um dos oito estádios disponíveis para os jogos no Catar – o estádio 974 – é totalmente desmontável. Isso é possível porque ele foi construído em cima de contêiners de metal e estruturas de aço modulares. Assim, ao final da Copa, o estádio poderá ser literalmente desmontado e, quando necessário, erguido em outro local.

Já pensou que praticidade? Além disso, sua construção também foi significativamente mais barata em relação aos demais estádios.

Sem dúvidas, as inovações da Copa de 2022, no Catar, são apenas o começo. Com o constante avanço da tecnologia, o esporte que move o mundo e une as nações surpreenderá ainda mais nos próximos anos. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *