Dia do Fracasso – a importância de ver o lado bom, mesmo diante da derrota

Publicado por Atlas Technologies em

Quem disse que o fracasso é, de um todo, ruim? Bem, se formos analisar o significado da palavra fracassar no dicionário, encontraremos algo como “falhar”, “não obter o resultado esperado”. E é claro que, em um primeiro momento, a ideia de passar por uma situação desse tipo causa medo e insegurança à grande maioria das pessoas. Mas, a pergunta que se faz é: por que as pessoas temem tanto o fracasso?

Afinal, muitas vezes, somente alcançamos o que realmente almejamos em nossa vida, seja pessoal ou profissional, depois de passar pela experiência da derrota. Isso acontece porque é muito comum, e até mesmo esperado, que possamos aprender com os nossos erros.

Para você ter uma ideia, a Finlândia, em 2010, entendeu a necessidade de encorajar as pessoas a passarem pelo fracasso com mais leveza, tirando realmente algum proveito dessa situação. O país decretou, no dia 13 de outubro, o Dia Nacional do Fracasso. Você sabe como surgiu a data e qual legado podemos tirar dela? É o que você verá a partir de agora.

O que podemos aprender com o Dia Nacional do Fracasso?

Aposto que muitos de vocês que estão lendo este artigo não faziam ideia de que existe um dia destinado à celebração do fracasso, não é mesmo? Pois a data foi instituída na Finlândia, no dia 13 de outubro de 2010, por um grupo de estudantes. O foco desse grupo era proporcionar meios de estímulo ao empreendedorismo e incentivo à busca por novas profissões.

A principal mensagem que se pretende passar com a data é de que, para alcançar o sucesso esperado, é fundamental não ter medo de arriscar e, se preciso, aceitar o fracasso como parte do caminho percorrido, no melhor estilo “é errando que se aprende”. E claro, embora a data tenha surgido com foco no setor profissional, essa mensagem faz sentido o pode ser utilizada em todas as áreas da vida. 

E por que essa data é, embora pouco discutida e até mesmo desconhecida, tão importante? Simples: temendo o fracasso, muitas pessoas deixam de conquistar os seus maiores objetivos, de buscar inovação e evolução, e acabam se acomodando.  E, como a busca por crescimento envolve um ciclo de experimentação, ajuste e incertezas, é natural que o fracasso seja parceiro dessas etapas. 

É por isso que é fundamental desmistificar o conceito negativo que o fracasso traz. É claro que ninguém quer, de fato, fracassar. A mensagem que se quer passar, inclusive, não é essa. O que precisa ficar claro é que o fracasso é um caminho natural, ao qual todos estamos sujeitos. O segredo é não recuar diante das dificuldades, entendendo que fracassar deve ser apenas mais uma etapa a ser superada. 

5 Dicas para lidar com o fracasso com mais leveza

Agora que você já sabe que o fracasso, na verdade, não deve ser visto como um vilão, mas como parte natural de todo processo de crescimento, que tal conferir algumas dicas para passar pelo fracasso com mais leveza e realmente tirar proveito dessa experiência? Vamos lá:

1- Sempre procure lembrar que aprendemos muito a partir dos nossos erros.

2- Use o fracasso como mais um degrau a caminho do objetivo esperado.

3- Não se leve tão a sério – se permita errar, arriscar, voltar atrás e recomeçar.

4- Lembre-se de que o sucesso não é algo imediato, portanto, aproveite o máximo de aprendizagem com caminho percorrido para alcançá-lo.

5- Não desista diante dos primeiros tropeços – a experiência adquirida com os erros também é valiosa.


1 comentário

Cristiane Roberta Romano Soares Hess · 14/10/2022 às 07:08

Muito interessante esse artigo, eu não sabia que existia o dia do fracasso, essas dicas são excelentes.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *