Conheça 5 pais de tecnologias modernas

Publicado por Atlas Technologies em

Martin cooper, um dos pais da tecnologia inventor do telefone

Como você deve saber, todo o segundo domingo de agosto é destinado à comemoração do dia dos pais. Pois bem, para entrar nesse clima e prestar algum tipo de homenagem nessa data tão importante, resolvemos fazer um levantamento de 5 estudiosos que foram (e ainda são) considerados pais de diferentes tecnologias modernas espalhadas pelo mundo. 

Afinal, para ter o conforto e as regalias tecnológicas que temos hoje, com celulares cheios de funções, computadores e internet, lá atrás, muitos cálculos inéditos e pesquisas exaustivas foram feitas. Nada mais justo, portanto, do que lembrar alguns importantes nomes de “pais” da tecnologia – já que, sem eles, talvez nenhum de nós estivesse lendo este artigo (ou publicando, no meu caso).

É por isso que, hoje, você irá conhecer, ainda que brevemente, 5 nomes de destaque para a história do mundo teológico. São eles:  Alan Turing, Gerald A. Lawson, Tim Berners-Lee, Philip Emeagwali e Martin Cooper. Desejo que esses grandes pais sirvam de inspiração para todos vocês!

1. Alan Turing

Alan Turing, pai da ciência computacional e da inteligência artificial
Alan Turing

Nascido em 1912, Alan Turing foi um foi um matemático britânico, pioneiro da computação e considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial. Isso aconteceu porque, depois de concluir sua formação em matemática, Turing estudou muito para criar uma máquina automatizada, que materializasse a lógica humana e solucionasse qualquer cálculo representado no formato de um algoritmo. Anos mais tarde a chamada “Máquina de Turing” se tornou um protótipo dos computadores modernos. Ele morreu em 1954.

2. Gerald A. Lawson

Gerald A. Lawson, inventor de um videogame doméstico
Gerald A. Lawson

Conhecido mundialmente como “inventor do pause nos jogos”, Lawson, estadunidense nascido em 1940, começou sua carreira como engenheiro de computação – um dos poucos engenheiros negros da época. Indiscutivelmente, sem Lawson, os jogos de videogame poderiam ser totalmente diferentes hoje em dia.  Ele ajudou a desenvolver um videogame doméstico que permitia que jogadores trocassem de jogo a partir de cartuchos. Gerald Lawson morreu em 2003, aos 70 anos.

3. Tim Berners-Lee

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web
Tim Berners-Lee

Londrino, nascido em 1955, Berners-Lee é outro cientista da computação que merece o título de um dos pais da tecnologia moderna, já que ele se tornou conhecido por ser o criador da World Wide Web, o famoso termo técnico “WWW” – utilizado logo no início do endereço da grande maioria dos sites. Atualmente, Berners-Lee é o diretor do World Web Consortium  (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. 

4. Philip Emeagwali

Philip Emeagwali, inventor do computador mais rápido do mundo
Philip Emeagwali

Outra fonte de orgulho e inspiração para os/as engenheiros/as negros/as do mundo todo é Philip Emeagwali, pioneiro da computação nigeriana-americana, nascido em 1954. Philip ficou conhecido como inventor do computador mais rápido do mundo, que é capaz de fazer 3,1 bilhões de cálculos por segundo. O trabalho de Emeagwali lhe rendeu o Prêmio Gordon Bell do Instituto de Eletrônica e Engenheiros Elétricos em 1989, considerado o “Prêmio Nobel” da computação.

5. Martin Cooper

Martin Cooper, inventor pai do telefone
Martin Cooper

Nascido em 1928, Martin Cooper é um engenheiro eletrotécnico e designer norte-americano.  Cooper é conhecido como o pai do telefone celular. Ele faz jus ao título por ter sido líder da equipe que criou o Dyna Tac, da Motorola, o primeiro aparelho relativamente portátil do mundo da telefonia. Cooper também foi CEO e fundador da ArrayComm, empresa que atua na pesquisa tecnológica da antena inteligente e no aperfeiçoamento de redes wireless.  

E então, gostou de conhecer um pouquinho da história de importantes nomes da tecnologia moderna? Se “pai é quem cria”, como dizem por aí, então esses caras realmente merecem esse título – afinal, de criação eles entendem (muito bem).


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *