Como a igualdade da mulher na tecnologia é realidade na Atlas

Publicado por Atlas Technologies em

mulher abraçado em si mesma com a legenda encontro girls atlas

Sim, em pleno 2022, ainda precisamos nos conformar com a seguinte afirmação: mulheres são estereotipadas. Dentro da área de tecnologia isso também é uma realidade, pois ainda são consideradas inferiores e menos produtivas, principalmente quando falamos em cargos técnicos.

Desigualdade de Gênero

Os empecilhos para entrada de jovens mulheres no mundo da tecnologia começam desde cedo, desde a forma como são incentivadas a brincar, até a decisão de sua carreira futura, sendo constantemente desencorajadas a mergulhar num universo de descobertas e, primariamente, considerado um lugar de homens.

Não há que se negar que meninas não são estimuladas da mesma maneira que meninos a dedicarem seu tempo e desenvolver suas aptidões em um ambiente tecnológico, por se tratar de uma área dominada pelos homens.

Apesar dos grandes avanços dos últimos anos e da importância que várias mulheres tiveram ao longo das décadas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, ainda nos deparamos com afirmações de que existem profissões para homens e profissões para mulheres.

Falta de Incentivos

Mulheres profissionais de tecnologia figuram em apenas 20% do total de profissionais de tecnologia no país, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A trajetória de mulheres na tecnologia encontra obstáculos desde o encorajamento na busca por conhecimento à falta de oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Além, é claro, do próprio reconhecimento dentro do ambiente de trabalho. Mulheres possuem uma taxa de abandono de trabalho dentro das áreas de tecnologia 45% superior aos homens, por diversos fatores, desde diferenças salariais até duplas jornadas.

A desigualdade salarial em cargos de mesma função, exercidos por pessoas de gêneros distintos já é temática antiga. Na área da tecnologia observamos que essa desigualdade é ainda mais presente, por se tratar de um mercado dominado pelo gênero masculino e por haver um pensamento enraizado de que mulheres possuem capacidades e produtividades menores do que as dos homens.

Representatividade

Outro ponto que necessita ser trabalhado é o incentivo e o desenvolvimento de lideranças femininas dentro do mercado de tecnologia, para que se crie um senso de representatividade e de valorização, direcionando possíveis novos talentos femininos a um caminho de evolução, pois conseguem enxergar em suas líderes milhares de oportunidades de crescimento.

Ter uma mulher como exemplo de quem chegou lá e conquistou o mercado é uma inspiração que estimula cada vez mais mulheres a modificarem a realidade e o ambiente do mercado da tecnologia como um todo.

A Inclusão de Mulheres na Tecnologia na Prática

É necessário que, cada vez mais, se invista em projetos que visem capacitar e desenvolver jovens e mulheres, gerando inspiração e inclusão.

A familiarização com o universo da tecnologia deve ser desde cedo, na base, inserindo temáticas que gerem curiosidade e vontade de aprender mais em jovens meninas. É importante que mulheres possuam acesso a informações de qualidade e a oportunidades de qualificação na área de tecnologia.

O que é motivo de alegria é que os programas de formação e de incentivo à inserção de mulheres na tecnologia vêm crescendo e se disseminando cada dia mais. Aqui estão alguns dos programas que buscam empoderar e inserir mulheres no mundo da tecnologia:

Progmaria:

A Progmaria estimula mulheres nas áreas de tecnologia, programação e empreendedorismo, além de promover e incentivar o aprendizado de programação.

Site: https://www.programaria.org/

RePrograma

A Reprograma, ação de impacto social, é direcionada ao ensino de programação para mulheres cis e trans sem recursos para aprender a programar. 

Site: https://www.reprograma.com.br/

Minas Programam

O Minas Programam proporciona oportunidades de conhecimento de programação para meninas e mulheres, com foco e mulheres pretas e indígenas.

Site: https://minasprogramam.com/

Encontro Girls Atlas

Aqui na Atlas priorizamos a inclusão e a igualdade dentro do ambiente de trabalho. Todos os meses temos o Encontro Girls Atlas, uma iniciativa de grupos de afinidade na Atlas para ouvir as mulheres que estão com a gente. Esse encontro é um espaço seguro, acolhedor e respeitoso, onde as mulheres podem dividir suas dores, seu dia a dia e suas experiências. Cada encontro tem um tema e neles podem surgir ideias para ajudar a Atlas a se tornar um lugar cada vez mais inclusivo e disruptivo no mercado.

O nosso jeito Atlas de Ser busca sempre proporcionar oportunidades para que todos possam se desenvolver e crescer, formando um senso de comunidade, em busca de uma melhoria contínua, através do compartilhamento de experiências. Contar com uma equipe valorizada, motivada e diversa traz melhores resultados, mais rápidos e eficazes. Venha você também experienciar o Jeito Atlas em nossas vagas abertas.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *